Com os autocolantes a corte vamos conseguir resultados profissionais de forma cómoda, rápida e económica. Trata-se dum material autoadesivo decorativo que oferece uma simples forma de decorar casas, lojas, escritórios ou qualquer espaço que desejem. Criem um ambiente personalizado e com estilo próprio.
Com o passar do tempo, os autocolantes a corte ganharam muita importância, pois a sua capacidade de reinventar-se é muito grande e chega até onde a imaginação dos desenhadores o permita. Existe uma tendência que cada dia é mais na moda e é o fato de conseguir simplicidade e estilo próprio no nosso ambiente. Esta decoração é de interior e é aplicável tanto a lares como a lojas.
Este tipo de autocolantes é muito usado para personalizar lojas, para rotulações, vitrinas, portas. Como temos indicado anteriormente, trata-se dum material autoadesivo muito flexível. Podemos encontrá-lo numa grande variedade de cores e acabamento com brilho, fosco e ácido. As medidas também não têm limite, pois os autocolantes são criados através de vetores, arquivos compostos por linhas e figuras que compõem as imagens criadas por meio de fórmulas matemáticas. Este tipo de arquivos permitem-nos ampliar os desenhos à vontade, não correndo o risco de obter um resultado distorcido e sem perder nitidez.
Como se fabricam os autocolantes de core? São mais conhecidos como autocolantes decorativos. Chamam-se a corte porque a máquina que os fabrica sustenta uma lâmina e um rolo de material que vai girando dependendo do desenho que desejamos criar (não se trata duma impressão e não se usam tintes. Esta máquina é conhecida como plotter de corte.
Uma vez que o plotter corta o desenho vetorial, selecionando sobre a cor do material escolhido, a seguinte fase é manual. Vamos recortar o mano e, com a ajuda dumas pinças, vamos levando aquelas partes sobrantes que não formam parte do desenho, até que o resultado final seja idêntico ao desenho original.
Para finalizar o processo, vamos precisar duma máquina transportadora, que pode ser manual ou automática. O rolo transportador poderá ser totalmente transparente ou semitransparente e vai ajudar-nos a proteger o autocolante até o momento da sua colocação. O desenho já limpo e livre de restos vai passando por um rolo e, ao mesmo tempo, o transportador vai ficando sobre ele. Deste modo conclui o processo de fabricação, contendo as três partes que o compõem, a traseira ou suporte, o autocolante que fica no meio e acima o papel transportador.